A Federação de Turismo (Feturismo) quer o protagonismo nas articulações de programas e ações de promoção e na qualificação dos agentes de turismo do Paraná. A entidade iniciou uma série de cursos de capacitação dos colabores e também visitas às lideranças empresariais e políticas do Estado, incluindo o governador eleito Ratinho Junior.

“É preciso sair da zona de conforto. Estamos em um período importante de transição de governos nas esfera estadual e federal”, afirma Fábio Aguayo, diretor da Feturismo, instituição filiada a Confederação Nacional de Turismo (CNTur). “Também o turismo em Curitiba, Foz do Iguaçu, Litoral e outras regiões que vem registrando recordes seguidos de visitação no Estado”, frisou.

A Feturismo iniciou, junto com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar-PR) e o SindiAbrabar, o primeiro de “muitos cursos” que serão realizados para empreendedores de turismo, lazer e gastronomia, colaboradores e interessados em conhecer as práticas do setor.

A capacitação segue os moldes do Curso Básico de Gestão para Bares e Restaurantes, desenvolvido pela Escola de Bares e Restaurantes (Esbre). O treinamento é focado em experiência no setor e conhecimento prático e inclui palestras com lideranças empresariais, consultores e especialistas em gestão.

ARTICULAÇÃO
Nos últimos dias, Fábio Aguayo tem percorrido os gabinetes das principais lideranças políticas, empresariais e outros setores importantes para a economia do Paraná. “Com o presidente Ágide Meneguette, da Federação da Agricultura (Faep), debatemos alternativas para estreitar relações com a nossa categoria, especialmente da Feturismo”, destacou.

De acordo com o diretor da Federação, no encontro foram debatidos entre outros temas uma parceria de turismo rural/ambiental. “Queremos desenvolver novas alternativas de de geração de emprego e também no campo, para isto solicitamos apoio para ingresso e uma participação maior de nossas entidades nos órgãos e conselhos da sociedade civil organizada”, adiantou Aguayo.

ENCONTROS
“Nos últimos dias, estivemos com as principais lideranças para buscar apoio e fortalecer cada vez mais nossa categoria e a Feturismo”, completou. Em muitos encontros, Aguayo esteve acompanhado do diretor da Abrabar, João Luiz Zucolotto.

A agenda de encontros incluiu também reuniões com os presidentes da Associação Comercial do Paraná (ACP), Glaucio Geara; da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Joanir Zonta; da Federação do Comércio e vice-governador eleito do Paraná, Darci Piana; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Cássio Teles; e da Federação das Indústrias (Fiep), Edson Campagnolo.

Em encontro com o governador eleito do Estado, Ratinho Junior, Fábio Aguayo reforçou a força que o turismo tem sobre a economia do Paraná. “O setor do turismo movimenta 54 atividades econômicas que vão desde o motorista de táxi, garçom, cozinheiro até camareira e recepcionista de hotéis e atrativos”, concluiu.

Leave a Comment